Escritório Contábil Líder


Notícias - Cuidados necessários na hora de contratar um profissional autônomo

Data: 09/03/2021

O profissional autônomo é uma figura muito presente na atual configuração do mercado de trabalho brasileiro.

Para algumas atividades da empresa, a contração de um profissional terceirizado, autônomo, contratado como pessoa física, pode ser mais vantajoso do que manter um empregado exclusivo.

No entanto, é preciso cuidado. Cabe ressaltar que o autônomo não pode configurar nos requisitos previstos na CLT para um empregado, como, por exemplo, a pessoalidade, a subordinação e a onerosidade.

Dito de formas simples, contratar um autônomo é quase como “comprar” um “pacote de trabalho” de um profissional. Ou seja, o que está em foco é a entrega pontual daquele tipo de solução.

Do ponto de vista da contabilidade, os cuidados para se contratar um autônomo é o seguinte: a documentação do processo de prestação de serviços, por meio de nota fiscal de prestação de serviços por pessoas físicas e o recolhimento do INSS. Esses registros devem ser feitos e enviados para a contabilidade e a contabilidade, por sua vez, enviará ao Fisco.

Seja como for, a contratação de um autônomo pode, sim, ser vantajoso para a sua empresa, mas é preciso fazer esta contratação de forma adequada, com base na legislação.

Qualquer dúvida procure o seu contador. #ConteúdoDoLíder


Receba Notícias Exclusivas diretamente no seu e-mail

Subir ao topo WhatsApp