Escritório Contábil Líder


Notícias - Conheça alguns tipos de notas fiscais existem e quando elas devem ser emitidas

Data: 18/09/2018

Existem diversos tipos de notas fiscais no Brasil. A sua empresa é beneficiada quando você conhece cada uma delas.

O contador é um profissional que pode te ajudar a conhecer cada tipo de nota fiscal e como usá-las, mas é bom também que você tenha certo domínio deste assunto. Sua empresa pode economizar se você souber diferenciar cada tipo de nota fiscal.

Preparamos para você uma lista com 13 principais notas fiscais utilizadas no Brasil e que sua empresa PRECISA estar por dentro. Veja a lista:

1. Nota Fiscal de Venda de Produto
Esta nota deve ser emitida quando sua empresa vende um produto, uma mercadoria.

2. Nota Fiscal de Serviço
É emitida quando se presta um serviço, geralmente utilizada por profissionais liberais e autônomos. Também é emitida por empresas de prestação de serviços.

3. Nota Fiscal Complementar
A nota fiscal complementar é emitida para acrescentar dados e valores que não foram originalmente informados no documento fiscal.

4. Nota Fiscal de Compra ou de Entrada
Esta nota é emitida quando a empresa precisa dar entrada num produto e o vendedor não possui a nota fiscal de venda. Por exemplo, quando a empresa compra um veículo de uma pessoa física.

5. Nota Fiscal de Devolução de Venda
A nota fiscal de devolução, como o nome sugere, deve ser emitida pela empresa quando ela fez uma venda, mas depois, por alguma razão, como defeitos no produto, a mercadoria é devolvida pelo cliente.

6. Nota Fiscal de Devolução de Compra

As devoluções de compra acontecem quando a empresa precisa devolver um produto comprado do fornecedor. Este tipo de operação ocorre pelos mais diversos motivos como, por exemplo, um produto com defeito, identificado pelo cliente da empresa ou pela própria empresa.

7. Nota Fiscal de Exportação
Este tipo de nota é emitida quando a empresa exporta produtos, ou seja, quando o cliente da empresa que vende está localizado no exterior.

8. Nota Fiscal de Remessa
A nota fiscal de remessa é emitida para o controle de estoque e para acobertar a movimentação de mercadorias e permite comprovar a procedência da carga em caso de fiscalização da Receita Federal.

9. Nota Fiscal de Retorno
Esta nota é quando a empresa quer acompanhar o trajeto da mercadoria, seja para entrar seja para sair do estoque da companhia.

10. Nota Fiscal de Venda Consignada
A nota fiscal de venda consignada deve ser emitida quando a empresa deixa o produto sob responsabilidade de outra empresa (ou pessoa, como um vendedor), para que esta (empresa ou pessoa) represente seus produtos diante do consumidor, ou seja, no mercado comprador.

11. Nota Fiscal de Venda à Ordem
Tipo de nota fiscal no qual envolvem três partes na operação comercial, como um fornecedor, uma empresa adquirente original e outra vendedora final.

12. Nota Fiscal de Venda para Entrega Futura
Este tipo de nota fiscal é emitida quando a sua empresa usa o modelo de recebimento da mercadoria antes da entrega.

13. Nota Fiscal de Venda de Industrialização
Quando uma empresa terceiriza sua produção industrial. A nota fiscal de venda de industrialização é emitida quando se fornece o insumo para a indústria (Nota Fiscal de Remessa para Industrialização) e quando recebe o produto já fabricado (Nota Fiscal de Retorno de Industrialização).

Conclusão
É importante você conhecer cada tipo de nota fiscal usada atualmente no Brasil. Qualquer dúvida sobre qual é melhor para a sua empresa, procure orientações do seu contador.


Receba Notícias Exclusivas diretamente no seu e-mail

Subir ao topo WhatsApp